Psicologa cria um teste para detectar pessoas distraídas

Uma especialista em psicologia e cognição da Grã-Bretanha afirma ter desenvolvido um teste de computador que poderá ajudar empresas a descobrir o quanto os candidatos a um emprego são distraídos.

A professora Nilli Lavie, do University College of London, afirmou que seu teste pode identificar quais pessoas têm dificuldade em manter a concentração durante o trabalho. A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science.
Segundo Lavie, o teste pode ajudar a descartar as pessoas que podem significar perigo em empregos como controladores de vôo, motoristas de ônibus e pilotos.
Especialistas avaliam, entretanto, que exames de aptidão e entrevistas de emprego ainda serão os processos mais importantes para a decisão de contratação.
Os testes psicométricos se transformaram em uma prática comum do processo de recrutamento na Grã-Bretanha, atraindo muito interesse de grandes companhias.
As questões destes testes deveriam revelar mais sobre traços de caráter.

Tempo de resposta

A última pesquisa usou uma série de quebra-cabeças com letras, que apareciam repentinamente em uma tela de computador, medindo o tempo de resposta de cada um.
Números irrelevantes e letras também apareciam nas pontas da tela, numa tentativa de distrair o candidato.
Em alguns participantes os tempos de resposta e a exatidão eram significativamente inferiores.
Quando estes resultados eram comparados com um questionário - no qual foi pedida total honestidade dos voluntários - os que tiveram um desempenho inferior no teste de computador geralmente tinham pontuação mais alta na parte do questionário que media a capacidade de distração.
"As pessoas saem do nosso teste pensando que foram muito bem e não se distraíram de maneira nenhuma, quando na verdade seus tempos de reação aumentaram e eles cometiam mais erros", escreveu a professora Lavie na revistaPsychological Science.
"Distração no trabalho pode ter implicações sérias - sabe-se que (a distração) está associada a vários tipos de acidentes. Existem muitas áreas onde a produtividade depende, de forma crítica, na habilidade dos funcionários que permanecerem concentrados", acrescentou.
Cary Cooper, professor de Psicologia Organizacional e Saúde na Escola de Gerenciamento da Universidade de Lancaster, disse que mais testes podem ser úteis para identificar candidatos inadequados para certos empregos.
"Obviamente é importante que certas pessoas não fiquem distraídas - quem quer um controlador de vôo que se distrai facilmente? Mas, este deve ser apenas um item do 'centro de avaliação' que companhias modernas usam - a entrevista de emprego, um teste relacionado ao trabalho e, talvez, outros testes psicométricos", disse.

BBC Brasil

Fonte: http://noticias.correioweb.com.br/materias.php?id=2708898&sub=BBC


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